Começou nesta sexta-feira (2) a entrega dos kits para os ambulantes credenciados para o Carnaval 2024. A ação é feita pela Ambev, patrocinadora do evento, com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em dois endereços, de acordo com o circuito em que os vendedores irão atuar.
Os ambulantes que atuarão no Circuito Dodô (Barra-Ondina) podem retirar o material nos dias até o domingo (4) na Rua Baepandi, 151, Ondina, próximo ao monumento das Gordinhas. A distribuição do material está sendo feito das 9h às 18h. Já aqueles que irão atuar no Campo Grande, podem fazer a retirada nos no domingo (4) e segunda-feira (5), na Rua Reitor Miguel Calmon, s/n, no Canela, no ICBA. A entrega ocorrerá em horário semelhante ao da Ondina: das 9h às 18h.
Para pegar o material é necessário apresentar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), o voucher do kit oficial, entregue durante o curso de capacitação, e um documento oficial com foto. Os kits para o Carnaval são compostos por três caixas térmicas, um sombreiro, um suporte, um precificador, três coletes e três bonés.
“Na quarta-feira nós conseguimos fazer o treinamento para todos os ambulantes, o que tem feito com que a entrega seja mais rápida. Ontem nós fizemos a entrega dos kits para os ambulantes que trabalharam hoje na Festa de Iemanjá e o tempo médio entre a chegada à fila e a saída com os equipamentos foi de apenas cinco minutos. Essa facilidade foi muito validada pelos ambulantes, que elogiaram bastante o trabalho executado, desde o planejamento ao credenciamento virtual, realização do curso e entrega dos kits”, informou o diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho.
Ao todo, 4,1 mil ambulantes foram selecionados para o Carnaval, sendo 3,4 mil para a comercialização de bebidas em isopor. Todos eles passaram por uma capacitação na última quarta-feira (31), com palestras que abordaram temas como legislação e ordenamento do comércio informal, técnicas de vendas, noções de higiene, proibição do trabalho infantil e acolhimento para os filhos dos ambulantes.
Avanços – A Prefeitura vem se empenhando para melhorar o processo de cadastramento dos ambulantes. As melhorias incluíram o lançamento de um sistema ainda no final do ano passado, que trouxe mais conforto e agilidade para as inscrições e as capacitações. Além disso, o Município isentou a taxa de licenciamento de todos os ambulantes credenciados para as festas populares de Salvador. Os valores da taxa variavam de R$89,95 até R$391,85.
Foto: SECOM/PMS