Após receber uma multa de R$1 milhão da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), a Internacional Travessias continuou enfrentando críticas dos consumidores devido a falhas na prestação de serviços. Em resposta a novas denúncias, a Codecon integra uma grande operação de fiscalização, liderada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que inclui a participação de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilância Sanitária (Visa), Polícia Civil, Defesa Civil de Salvador (Codesal), Procon e Corpo de Bombeiros, realizada nesta terça-feira (19).
A operação conjunta teve como objetivo inspecionar todos os itens que garantem a segurança dos consumidores, dentro e fora das embarcações. “Realizamos vistorias constantes no ferry e já autuamos por falhas encontradas. No entanto, continuamos a receber denúncias de consumidores insatisfeitos com os serviços prestados pela empresa Internacional Travessias. Desta vez, integramos uma grande operação com diversos órgãos, cada um responsável por itens específicos de sua competência, para enviarmos um relatório técnico para o Ministério Público. Inclusive, notificamos a empresa por suspensão de serviço sem aviso prévio. Nosso objetivo é evitar tragédias e garantir uma boa prestação de serviço para os cidadãos”, explicou o diretor-geral da pasta, Zilton Netto.
Nesta operação, a área de embarque, as bilheterias e todas as embarcações atracadas foram inspecionadas para verificar o cumprimento das ofertas, a acessibilidade, o estado de conservação dos assentos, a validade dos alimentos comercializados e dos itens de segurança, assegurar a manutenção atualizada das embarcações e observar a higiene dos locais, além do cumprimento de outras normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC), visando garantir a segurança dos consumidores.
Como denunciar – Para denunciar práticas abusivas nas relações de consumo, os canais oficiais são os aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site da Codecon (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal Salvador Digital (www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br) ou através no número 156. A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar ainda para o número (71) 3202-6270.
Foto: Bruno Concha/Secom PMS