A titular da pasta das Mulheres, Cida Gonçalves, é a convidada do “Bom Dia, Ministra” desta quarta-feira, 6 de março. Ela vai conversar com radialistas de todo o país sobre o avanço das ações governamentais para assegurar direitos às mulheres.
Um dos principais assuntos é o programa Dignidade Menstrual, que desde janeiro garante a oferta gratuita de absorventes a quem mais precisa, por meio de unidades credenciadas do Farmácia Popular. O público-alvo inclui 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos.
Estão contempladas pela iniciativa pessoas em situação de rua, em unidades do sistema prisional, inscritas no CadÚnico que tenham renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa, além de estudantes da rede pública, também inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa.
A ministra também vai tratar da Lei de Igualdade Salarial entre mulheres e homens. Entre as previsões da Lei, está a entrega, pelas empresas, do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do Primeiro Semestre de 2024. As empresas terão até sexta-feira, 8 de março (Dia Internacional das Mulheres), para preenchimento das informações no site do Ministério do Trabalho e Emprego. Com isso, o órgão poderá preparar um relatório de transparência salarial.
Assista no link: https://youtu.be/h2HXI6q880o
ACOLHIMENTO — Outro tema do programa é a meta de construção de 40 Casas da Mulher Brasileira, que integra, em um mesmo espaço, os principais serviços públicos dirigidos às mulheres em situação de violência. Em dezembro, foi inaugurada a oitava unidade, em Salvador (BA). As próximas, ainda em março, estão localizadas em Teresina (PI) e Ananindeua (PA). Para o segundo semestre estão previstas as entregas das unidades de Palmas (TO), Macapá (AP), Vila Velha (ES), Aracaju (SE) e Goiânia (GO).
Cida Gonçalves vai abordar, ainda, a previsão de inauguração de 12 novos Centros de Referência de Atendimento à Mulher este ano, dois deles em março: Cidade Ocidental (GO) e Jataí (GO). As demais unidades previstas são em Santo Antônio do Descoberto (GO), Tubarão (SC), Guarapuava (PR), São Raimundo Nonato (PI), Francisco Beltrão (PR), Recanto das Emas (DF), São Sebastião (DF), Sobradinho II (DF), Cuiabá (MT) e Sol Nascente (DF).
AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” é transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao vivo. Pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”. O “Bom dia, Ministro” é uma produção da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, em parceria com a EBC.
PARTICIPE — Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagem para o telefone (61) 99222.1282 (WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.
Foto: Divulgação