A Liga dos Campeões de 2023/24, para o Copenhagen (DIN), é um grande sonho. O clube dinamarquês se tornou uma das grandes revelações do torneio. Se classificou para as oitavas de final, deixando Manchester United e Galatasaray para trás, e a média de idade da equipe é de apenas 25,9 anos.
Os Byen Holds enfrentam, nesta terça-feira (13), o jogo mais difícil de todos, contra o Manchester City. O Copenhagen prioriza um empate, que é um resultado bem difícil, mas não impossível. A equipe da Dinamarca, segundo o site “Transfermarkt”, é a terceira menos valiosa, dos 32 que iniciaram a Champions League, 84,6 milhões de euros (R$444 milhões). Por outro lado, o City, atual campeão, tem o mais caro, com 992 milhões de euros (R$ 5 bilhões).
Segundo o analista do jornal “Marca”, o que o Copenhagen está fazendo na Europa é o resultado de um grande trabalho que vem sendo realizado há anos. Apostando nas categorias de base, não fazendo orçamentos exorbitantes para contratar jogadores e mantendo o dinheiro em caixa equilibrado.
O analista ainda apontou a figura chave no crescimento continental do campeão das últimas oito edições da Superliga Dinamarquesa.
Em 2020, após a saída de Stale Solbakken e a chegada de Peter Christiansen ao cargo de diretor de futebol, houve uma grande resconstrução. Peterm que conheci em Aarhus, foi quem me levou a Copenhagen. Na minha opinião, ele proporcionou coerência e uma excelente gestão organizacional – disse.
Um time formado por garotos, que jogam um futebol de gente grande. A equipe dinamarquesa vem colhendo os frutos que plantaram em anos de bom trabalho diretivo. Com Froholdt (17 anos), Barghji (18), Óskarsson (19), Clem (19) e Jeret (20) que subiram direto para o time principal, assim como Oscar e Emil Hojlund (ambos com 19 anos), irmãos do camisa nove do United. Além disso, contrataram recentemente: Haraldsson, vindo do Lille (FRA), Kristiansen, que atuava no Leicester (ING), Wind, que jogava no Wolfsburg (ALE) e Daramy, que era do Ajax (HOL).
Apostar nos novatos sem abrir mão dos veteranos. Esse é um dos grandes modelos de progressão da equipe do Copenhagenn. Lançou seus jovens jogadores na liga, venceu e garantiu a vaga na Champions League. Mesclar experiência e juventude é um modelo dinâmico, bem popular no futebol de hoje.
O campeão dinamarquês disputou seu último jogo oficial no dia 12 de dezembro, quando derrotou o Galatasaray pelo placar de 1 a 0. A equipe só disputou amistosos desde então. Manchester City e Copenhagen promete ser um grande jogo, e você acompanha todos os detalhes da partida no Tempo Real do Lance!, a partir das 17h (de Brasília).
Foto: Divulgação/Copenhagen