Através de aliança educacional, fomentada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), universidades públicas da Bahia desenvolvem atividades em conjunto com unidades escolares para fortalecer a Educação Básica.
Essa colaboração otimiza recursos, estratégias pedagógicas e infraestrutura, visando elevar a qualidade do ensino em todas as etapas. Um exemplo é a parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e o Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão (CPMRG), em Ilhéus, que acontece desde 2015, e desencadeou, através do Departamento de Ciências Exatas, um treinamento olímpico para ajudar os estudantes na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O vice-diretor do Departamento de Ciências Exatas da UESC, Nestor Centurion, explicou como funciona a participação da universidade na preparação dos estudantes:
“Em 2023, juntamos cinco professores da área de Matemática da UESC e dois discentes de bacharelado para treinar os alunos para a segunda fase da OBMEP. Em conjunto com um professor de Matemática da escola, trabalhamos com esses meninos em três sábados e focamos no perfil dissertativo das questões. Percebemos que as discussões tiveram êxito, o nível de raciocínio e de escrita foram melhorando ao longo dessas três aulas e vimos os resultados através das premiações recebidas pelos alunos”.
Foto: SECOM/GOVBA