Após um ano marcado pelo combate ao endividamento, com recordes de negociações estimuladas pelo programa Desenrola Brasil do governo federal e outras iniciativas, o debate sobre educação financeira atingiu um estágio mais amplo. Pesquisa da Serasa, com apoio técnico do Instituto Opinion Box, mostra que a maioria dos consumidores brasileiros quer colocar metas para economizar (37%) e diminuir gastos do dia a dia (36%), em 2024.
Planos financeiros
O levantamento — que ouviu 4.471 pessoas em dezembro — mostra que 84% dos consumidores com nome limpo acreditam que certamente vão conseguir pagar suas contas em dia ao longo de 2024.
— Ao se livrar das pendências, o consumidor se sente mais animado e confiante para os próximos passos. A pesquisa acompanha o movimento de aumento de renegociações e a preocupação com o planejamento financeiro que se intensificou em 2023 — explica Patricia Camillo, gerente da Serasa e especialista em finanças pessoais.
Os consumidores que ainda têm dívidas descrevem a relação com o dinheiro em 2023 usando a palavra “dificuldade” (31%). Eles, porém, também se mostram otimistas: tanto por quem está com nome limpo (35%), quanto por quem entrou no ano novo com alguma pendência (34%). “Organização” deve definir os hábitos financeiros de 2024.
Por outro lado, os adimplentes (que quitaram dívidas) planejam investir (28%), cuidar da saúde (28%), continuar pagando suas contas em dia (25%), empreender (23%) e viajar (21%).
Mesmo os consumidores que tiveram dificuldades para pagar suas dívidas demonstram otimismo: 57% acreditam que conseguirão enfim pagar os débitos, 29% querem investir em cuidados com a saúde, 19% sonham aplicar o dinheiro, 18% desejam empreender e 16% fazem planos de viagens.
Foto: Divulgação