A África é parte do Carnaval de Salvador. Pela primeira vez na história da folia de Momo, a capital baiana agrega um camarote internacional. A abertura oficial do Camarote Casa de Gana, instalada na Casa Vale do Dendê no Terreiro de Jesus (Pelourinho), foi realizada nesta quinta-feira (8) e contou com a presença da embaixadora de Gana, Abena P. Busia, do vice-ministro do Turismo do país africano, Mark Okraku Mantey, além de autoridades da capital baiana.
O espaço, todo ornamentado em “Kente” (tecido da realeza africana) terá uma programação artística e cultural de conexão entre o país africano e Salvador. A estrutura funcionará até a terça-feira (13), sempre das 14h à meia-noite.
Animada para passar os seis dias na folia soteropolitana, a embaixadora Abena P. Busia destaca a semelhança entre a folia em Salvador e alguns dos festivais e cerimônias realizadas em Gana.
“Para nós é uma alegria trazer Gana para dentro da capital baiana. A música percussiva, as fantasias nas vestimentas, os desfiles em grupos afrocentrados. Tudo isso nos é familiar, é nosso. A Bahia tem muito da África, especialmente características de Gana. Por isso, é emocionante fazer esse intercâmbio. Vamos viver uma experiência incrível”, disse.
Para ela, a instalação pioneira do camarote na folia é mais uma iniciativa que visa incentivar a instalação de uma casa permanente em Salvador. “Empresários, artistas e produtores estão vindo de Gana para conhecer Salvador e fortalecer laços culturais, turísticos e comerciais entre Gana e o Brasil”, enfatiza a embaixadora.
Articulação – O projeto Casa de Gana foi inaugurado em Salvador em novembro de 2023, durante uma ocupação que aconteceu no movimento Salvador Capital Afro. De acordo com subsecretário de Cultura e Turismo (Secult), Walter Júnior Pinto, a instalação do camarote é resultado da articulação da Prefeitura de Salvador com a diáspora africana.
“Trazer a Casa de Gana para o Carnaval é, sobretudo, fortalecer o link com o tema desse ano, que é Salvador Capital Afro. A gente acaba construindo uma narrativa ainda mais potente e propondo também novas articulações. A ideia é exportar a tecnologia do Carnaval e trazer essas representações internacionais do continente africano para solo soteropolitano”, explica.
Ainda com o propósito de incentivar o diálogo entre a diversidade cultural e tradições que unem os dois países, o projeto também promove o encontro de artistas ganeses em trios de blocos afro, como o Olodum e Muzenza.
O Camarote Casa de Gana é uma inciativa realizada pela Embaixada de Gana no Brasil e o Ministério do Turismo, Artes de Cultura de Gana em parceria com o Vale do Dendê e a BRAGH, dentro do projeto Experience Ghana Live. A ação conta com produção executiva assinada pelo Instituto Afetto e BlueJay Produções e apoio da Prefeitura de Salvador. Os ingressos estão disponíveis no site sympla. Mais informações podem ser obtidas em @casadegana e @valedodende.
Confira o restante da programação:
Sexta-feira, 9 de fevereiro:
14h – Exposição: Fotografias de Kofi Pare Kente | Kente (tradicional tecido africano)
Exposição de produtos ganeses (vestuário, alimentos, cosméticos, acessórios, etc)
19h – Noite com Coquetel Taabea + DJ de Gana
Sábado, 10 de fevereiro:
10h – Desfile cultural ganense do Olodum ao Camarote Casa de Gana. Artistas de Gana irão percorrer ruas do Pelourinho com trajes, música e danças típicas
14h – Dia de responsabilidade social com comunidades da CUFA – interação com jogos e atividades artísticas de Gana
15h – Sessão de tecelagem Kente mais contação de histórias com Abena Busia (embaixadora de Gana)
17h – Desfile de moda – música ao vivo/música de DJ ao fundo
18h – Sessão de dança moderna de Gana com público (Trupe Cultural e Samba Gana)
Domingo, 11 de fevereiro:
Artistas de Gana: Samba Gana, Edem, Big Twins e Epixode
Banda/concerto ao vivo com bar de bebidas típicas ganeses (República e Taabea)
Segunda-feira, 12 de fevereiro:
15h – Sessão de tecelagem Kente aberta ao público
17h – Sessão de dança cultural de Gana (inclui Samba Gana)
Terça-feira, 13 de fevereiro:
15h – Participação de artistas ganeses no trio elétrico com Muzenza
17h – Sessão de dança cultural de Gana (inclui Samba Gana) – oficina para público
Foto: Divulgação