A chinesa BYD aumentou a previsão de vagas que vai criar com a sua fábrica em Camaçari, na Bahia. Inicialmente, a montadora estimava que a planta funcionaria na fase 1 com 5 mil funcionários. Agora, a empresa trabalha com o dobro: 10 mil.
O anúncio foi feito pelo diretor institucional da BYD, Marcello Schneider, em um evento organizado pelo LIDE (grupo de líderes empresariais) e o jornal Valor Econômico.
O fórum de debates Brazil China Meeting começou na última quarta-feira (10) e está sendo realizado no Mandarin Oriental Hotel, em Shenzhen, no Sudeste da China.
Marcello Schneider explicou que a decisão de dobrar o número de funcionários tem em vista acelerar ao máximo o início de produção de veículos na unidade, o que deve começar entre o fim de 2024 e início de 2025.
A princípio, a fábrica da BYD em Camaçari deve produzir 150 mil veículos por ano. Posteriormente, a capacidade instalada aumentará para 300 mil unidades. O investimento inicial já soma R$ 3 bilhões.
Lembrando que a fábrica pertencia anteriormente à Ford, que encerrou a produção de veículos no Brasil em 2021. Os governos federal e estadual entraram na negociação e trouxeram a chinesa pro lugar.
Foto: Chatchai Somwat / Shutterstock